home Super Greensand Super Greensand beneficia adubação potássica em culturas de cobertura

Super Greensand beneficia adubação potássica em culturas de cobertura

As culturas de cobertura são ótimas opções para o sistema de plantio direto. Por meio delas, a água, os nutrientes e a luz são utilizados de forma mais eficiente, aumentando a fertilidade do solo e o teor de matéria orgânica.

Nas regiões do Cerrado, onde os solos são ácidos e pobres, se faz necessário utilizar técnicas e produtos que melhorem a qualidade do solo para o plantio. Isso, muitas vezes, onera o custo de produção e nem sempre contribui para a saúde dos solos. Sendo assim optar pela cultura de cobertura é uma forma simples de manter a cobertura vegetal sobre o solo, protegendo-o e melhorando suas características físicas, químicas e biológicas. As espécies mais utilizadas para a adubação de cobertura são as leguminosas e gramíneas. Essa prática acarreta em menos danos ambientais e é mais sustentável.

No Brasil, aproximadamente 18 milhões de hectares são cultivados em plantio direto, sendo que 5 milhões de hectares são de Cerrado. Nos períodos de seca, se torna mais difícil estabelecer e fazer a manutenção das culturas de cobertura nessa região.

Um produto que pode aumentar o sucesso dos cultivos de cobertura, principalmente nas regiões de Cerrado, é o Super Greensand.  Fonte potássica e rica em diversos outros elementos, o Super Greensand beneficia as culturas de cobertura, pois:

  • Mantém o solo mais úmido, aumentando a disponibilidade de água para a semente;
  • Fixa CO2, incrementa os estoques de carbono no solo ao mesmo tempo em que mitiga gases de efeito estufa;
  • O potássio não se perde por lixiviação;
  • Mantém a vida dos microrganismos benéficos ao solo;
  • Além do potássio, é composto por nutrientes importantes como magnésio, silício, e ferro.

Nossos ensaios agronômicos em campo comprovam que o Super Greensand proporciona melhores resultados na presença de matéria orgânica, o que torna o produto ideal para ser utilizado em plantios de cobertura.

Se você quer saber mais sobre o produto e conhecer os resultados de um ensaio realizado na cultura da braquiária, na fazenda do nosso diretor Alysson Paolinelli clique aqui.

logo-verde-agritech

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *