home Alysson Paolinelli Alysson Paolinelli palestra sobre ciência e desenvolvimento da agricultura no Brasil

Alysson Paolinelli palestra sobre ciência e desenvolvimento da agricultura no Brasil

Nosso diretor e ex-ministro da agricultura Alysson Paolinelli esteve na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) no dia 03 de outubro e palestrou sobre o tema “Brasil/2040 – Player Central da Oferta de Alimentos – A Agricultura Tropical Sustentável e a Integração Ciência, Natureza, Desenvolvimento na Trajetória Brasileira”.

Paolinelli concedeu uma entrevista para o portal da instituição e falou sobre o desenvolvimento científico e sua importância para o bom manejo dos recursos naturais no Brasil. Veja algumas partes da entrevista:

O Sr. defende o conceito que integra Ciência, Natureza e Desenvolvimento no ambiente governamental e na academia. Como isso deve ocorrer na prática?

Alysson Paolinelli (AP): Não só defendo como temos que tomar isso como uma regra sem restrições. O país tem se desenvolvido graças ao esforço da ciência, manejando de forma adequada os recursos naturais em um clima tropical. As terras tropicais sempre ficaram relegadas às culturas como café, cacau, a madeira tropical e a borracha. Foi a partir do embate da ciência com a natureza tropical que conseguimos provocar inovações fundamentais.

Como devemos enfrentar o desafio de alimentar uma população global que cresce e ao mesmo tempo buscar novas alternativas de produção de alimentos? 

(AP): Esse é um desafio mundial e os atuais estudiosos e organismos internacionais enxergam que o Brasil tem um papel muito importante. Chegam a apontar que 40% da nova demanda teria que ser oferecida pelo Brasil. Mas esse é um desafio agradável, pois temos uma diversidade de biomas e precisamos aprender a manejá-los sem degradar. Biomas como a Amazônia, o Semiárido, a Mata Atlântica, o Cerrado, o Pantanal e os Pampas se repetem em todas as regiões tropicais. Se aprendemos a manejá-los, aprendendo a retirar deles a melhor produtividade, sem degradação, será uma inovação que dará um alento às novas populações.

A entrevista completa pode ser lida no Portal da ESALQ.

Foto: Gerhard Waller – ESALQ/DvComun

logo-verde-agritech

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *