home Alpha Alpha aumenta rendimento e qualidade no cultivo da cenoura em Minas Gerais

Alpha aumenta rendimento e qualidade no cultivo da cenoura em Minas Gerais

Experimento conduzido por um grande produtor em Minas Gerais, avaliou a eficiência agronômica do Alpha no cultivo da cenoura. Foram avaliadas:

  1. A incidência de doenças;
  2. A produtividade e;
  3. A qualidade do produto final.

Para o ensaio, no grupo controle foi utilizado o manejo padrão da fazenda, com a aplicação de todos os defensivos. No segundo tratamento, foram adicionadas ao manejo padrão quatro aplicações de Alpha – aos 40, 60, 80 e 90 dias após as plantas emergirem do solo. O Alpha foi incluído na mesma aplicação dos defensivos, ou seja, não foi necessária operação extra. A cultivar utilizada foi a cenoura verano.

Os resultados demonstram que o tratamento que utilizou o Alpha obteve mais rendimento e produziu cenouras com maior qualidade que o grupo controle. No ensaio em questão, mesmo não havendo diferença significativa no controle de pragas e doenças, o Alpha foi eficiente e elevou a qualidade do produto padrão da fazenda.

O maior rendimento e qualidade no cultivo da cenoura com o Alpha pode ser justificado, pois o produto:

  • Aumenta a resistência da planta contra o estresse abiótico: seca, calor, frio, luz e sal;
  • Aumenta a atividade da Rubisco (enzima vegetal relacionada ao aumento da atividade fotossintética);
  • Auxilia no equilíbrio nutricional das plantas;
  • Aumenta a eficiência do uso da água pela planta;
  • Reduz a evapotranspiração (perda de água do solo por evaporação e a perda de água da planta por transpiração).

Resultados agronômicos

A produtividade dos dois tratamentos foi semelhante, mas o tratamento que utilizou o Alpha obteve 6% a mais de rendimento quando comparado ao grupo controle. Isso significa que, do tratamento com o Alpha, foi possível aproveitar mais cenouras para comercialização que do grupo controle.

Resultados de produtividade e rendimento - ALpha - cenoura

 

Após passar pelo processo de lavagem, as cenouras que serão comercializadas são analisadas pela avaliação romaneio, que classifica as hortaliças de acordo com a qualidade. As cenouras 3A são as mais bem aceitas pelo consumidor final; a cenoura 1A é fina e a cenoura G é maior e mais grossa. A área tratada com o Alpha produziu cenouras com qualidade superior: 76 caixas a mais de cenouras tipo 3A que o grupo controle.

Classificação das cenouras - ALpha

 

Resultados financeiros

O ensaio foi realizado em uma área total de quatro hectares, sendo dois hectares para cada tratamento. Foram utilizados 16 kg de Alpha, divididos em quatro aplicações de 4 kg/hectare. A aplicação do Alpha não representou custo adicional ao produtor, uma vez que foi aplicado junto aos defensivos adotados no manejo padrão.

Tomando por base o preço da caixa de cenouras no dia 17 de maio de 2016 e considerando o preço do Alpha de R$100,00 (saco de 25 kg), as cenouras cultivadas com o Alpha renderam lucro por hectare de R$2.767,74 a mais que o do tratamento padrão.

Resultados financeiros - ALpha - cenoura

 

Área tratada com Alpha – cultivo de cenouras em MG

logo-verde-agritech

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *