home Super Greensand Adubação verde: uma prática de manejo sustentável

Adubação verde: uma prática de manejo sustentável

Você já deve ter ouvido falar em adubação verde, mas você sabe o que isso significa? Essa prática de manejo pode parecer nova, mas já existe há milhares de anos.

Já publicamos um post aqui no blog sobre os benefícios do Super Greensand para a adubação verde leia aqui.

O que é adubação verde?

A adubação verde é um tipo de adubação que combina o plantio de culturas específicas em rotação ou consórcio com culturas comerciais, por exemplo, plantio do milho e crotalária.

Mas como isso ocorre?

Na adubação verde, são utilizas plantas que beneficiam a manutenção dos organismos vivos no solo e o prepara para as culturas subsequentes. Elas reciclam os nutrientes do solo, recuperam sua saúde e têm poder condicionador. Dessa forma, os adubos verdes restauram os solos degradados e mantém a qualidade dos solos já sadios.

Tipos de adubação verde

A adubação verde pode ocorrer em três momentos:

Pré-plantio ou rotação de culturas: tem por objetivo melhorar o solo para a cultura seguinte.

Em consórcio: o adubo verde é plantado ao mesmo tempo da cultura comercial, melhorando o solo para a cultura atual ou, ao final do ciclo, beneficiando a cultura seguinte.

Cultivo em faixas: o adubo verde é plantado em faixas separado da cultura comercial, sendo podado periodicamente para adubar a cultura atual.

7 vantagens da adubação verde

  1. Controla pragas e doenças
  2. Protege o solo contra erosão
  3. Repõe os nutrientes no solo
  4. Contribui para o sequestro de CO2
  5. Aumenta a matéria orgânica do solo
  6. Reduz do uso de adubos químicos
  7. Aumenta a produtividade

Leguminosas e adubação verde

Geralmente, as leguminosas são escolhidas para a adubação verde. Essas espécies têm o poder de fixar o nitrogênio no solo, um dos três macronurientes importantes para o desenvolvimento vegetal. As leguminosas se associam a bactérias que absorvem o nitrogênio do ar, transferindo-o para as plantas. Assim, durante sua decomposição, liberam o nitrogênio para o solo, que é então utilizado pelas culturas que se tem interesse em cultivar comercialmente.

Dentre as espécies utilizadas, as mais comuns são a Crotalária (eficaz no combate de nematoides) e a Guandu (eficaz no aporte de nutrientes e na recuperação dos solos).

Não deixe de conferir o nosso post com mais informações sobre a adubação verde e como o Super Greensand enriquece essa prática, trazendo mais nutrientes para o solo e tornando-a mais sustentável.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *